No dia 9 de Abril o Núcleo Psicanalítico de Aracaju dará início ao curso "O ser humano e sua totalidade - Proposta de uma visão transdisciplinar na abordagem psicanalítica e neurocientífica", ministrado pelo médico e psicanalista Yusaku Soussumi (SBPSP). O encontro será na sede do NPA e terá periodicidade quinzenal aos sábados pela manhã. Confira as informações completas reunidas:
- Através do preenchimento da ficha de inscrição disponibilizada abaixo desta página.
- Diretamente na sede do NPA no endereço: Av. Anísio Azevedo, 675, Centro Médico Luiz Cunha, Sala 1103. Salgado Filho, Aracaju, Sergipe 49020-235.
- Através de envio de email para contato@psicanalisearacaju.org.br requisitando a efetivação da inscrição.
- Ligar para (79) 3246-5729.
1. O ser vivo, o ciclo de acoplamento sensório-motor com o ambiente e a produção de conhecimento
A relação conhecimento X estrutura orgânica: o papel do instinto de sobrevivência
A relação de conhecimento e a construção de sentido
Relação de conhecimento = relação cognitiva
A relação conhecimento X biografia do corpo
Conhecimento = transformação do corpo e do meio
Caminhos de aprendizagem, o papel da experiência, a emergência de sentido
Conhecimento # informação
Educação # aquisição de informação
Educar # transferir informação
Educação precisa acompanhar a lógica do vivente para a construção de um caminho de autonomia (o mesmo caminho a ser trilhado pelo trabalho psicanalítico, interface psicanálise x educação)
A educação e o aprendizado operam na interlocução: ninguém aprende sozinho
A importância do mestre na condução dos caminhos de aprendizagem.
Eu aprendo por mim, pelo meu esforço, com os outros, para mim e para os outros.
Todo acoplamento sensório-motor é um ato neurocultural
Conhecimento não se transfere nem se adquire, se constrói e se compartilha.
O corpo e a biografia do corpo implicados no processo de conhecimento, a falácia do conhecimento neutro (a influência das vivências precoces marcadas no corpo, que vão direcionar os sentidos para um aspecto do meio e não para outro)
Não existe conhecimento sem corpo
2. O baú de memórias que explica as teorias de cada um
3. Meus pressupostos de trabalho
4. “Somos filhos das estrelas” (Hubert Reeves): as origens do universo e a relação de sustentabilidade entre ser e meio (“o ser nasce para o meio”)
5. Por que entender o bicho homem é uma aventura transdisciplinar
O que é transdisciplinaridade
Uma experiência transdisciplinar
A experiência humana sobre a Terra: o corpo, o corpo sensível, os afetos
Os primórdios do corpo sensível: misteriosa materialidade inteligente
Afetos, emoções e sentimentos em direção ao desenvolvimento do cognitivo
Autopoiesis, homeostase, a emergência do psiquismo
O psiquismo e a autorregulação corporal
As vivências precoces: um ego corporal
A consciência X o inconsciente
O aparelho psíquico: o papel dos instintos
A chamada natureza humana
A lógica da consciência
A lógica do inconsciente
O corpo e os registros corporais
Representação/irrepresentação
A linguagem verbal e a linguagem não verbal
O corpo fala: a linguagem do corpo
6. A teoria dos registros básicos de memória
Contribuições transdisciplinares para a construção teórica
O que são os registros
Como se manifestam
Como se formam: as vivências precoces e as memórias inconscientes
O papel da mãe ou do cuidador
Concepção, misconcepção, não concepção: um futuro de esperança ou
Desamparo e predação