I JORNADA PSICANALÍTICA DE FEIRA DE SANTANA - BA

27/05/2019

Há alguns meses, Fernanda Ribeiro, componente do IASP de Feira de Santana e entusiasmada aluna do VIII Curso de Psicoterapia Psicanalítica do Núcleo Psicanalítico de Aracaju, nos trouxe a proposta para a realização de uma Jornada de Psicanálise em sua cidade. Após analisarmos a viabilidade do evento, tendo Fernanda como responsável pela Organização Local, aceitamos o convite com muito prazer. E aqui estamos!

O NPA é uma instituição sem fins lucrativos, voltada para o ensino e a divulgação do pensamento psicanalítico, e constituída por membros de Sociedades Psicanalíticas componentes da International Psychoanalytical Association - IPA (fundada por Sigmund Freud em 1910), da Federación Psicoanalitica de America Latina - FEPAL e da Federação Brasileira de Psicanálise – FEBRAPSI. Sendo uma das instituições pioneiras da psicanálise no nordeste, entendemos que é responsabilidade do NPA levar o legado de Freud para onde houver um público interessado em compartilhar experiências conosco.

Assim, gostaríamos de agradecer à simpática acolhida dos colegas de Feira de Santana e convidar a todos para nos encontrarmos nos dias 23 e 24 de agosto e criarmos juntos este espaço para a produção de conhecimento, encontros, reencontros e trocas afetivas.

Um forte abraço e até lá!A Diretoria do NPAFernanda Ribeiro – Organização Local

PROGRAMAÇÃO

25 DE AGOSTO, SEXTA-FEIRA, 20h

Abertura Oficial

Diretoria Núcleo Psicanalítico de Aracaju-NPA

Coordenação: Fernanda Rodrigues Ribeiro (Instituto de Assistência à Saúde e Pesquisa -IASP/NPA)

Conferência: “120 anos de Psicanálise”

Adalberto Goulart (SPRPE/NPA)

26 DE AGOSTO, SÁBADO

8h30-10h“

A formação de um psicanalista”Rodrigo Goulart (SPRPE/NPA), Sônia Soussumi (SBPSP/SPRPE/NPA)

Coordenação: Jailson Pinto Borges Jr. (IASP)

10-10h30 – Coffee Break

10h30-12h

“A Investigação e o objeto da Psicanálise” Yusaku Soussumi (SBPSP/SPRPE/NPA), Aldo Christiano (SPRPE/NPA)Coordenação: Aline dos Santos Soares (Faculdade Pitágoras)

14h30-16h

“Estados primitivos da mente: psicose, autismo, psicanálise de crianças” Danilo Goulart (SPRPE/NPA), Helena Pinho Sá (SPRPE/NPA)Coordenação: Gustavo Presídio de Oliveira (IASP)

16-16h30 – Coffee Break

16h30-18h“

O tempo de uma Análise”Joseane dos Santos (SPRPE/NPA), Erik Doria (SPRPE/NPA)Coordenação: Ila Nunes (Faculdade Anísio Teixeira-FAT)

18h

Encerramento