IX Curso de Psicoterapia Psicanalítica

01/01/2019

IX Curso de Psicoterapia Psicanalítica

Teoria, Técnica e Clínica

PÚBLICO:

Médicos, psicólogos e estudantes de graduação das referidas áreas a partir do 5º e 4º ano respectivamente

DURAÇÃO:

02 anos

PERÍODO:

Quinzenal (aos sábados)

INÍCIO:

Abril de 2019

VALOR MENSAL:

R$350,00

OBJETIVOS:

Fornecer aos profissionais das áreas de psicologia e medicina conhecimentos teóricos e técnicos sobre Psicoterapia Psicanalítica.

Capacitar para o exercício clínico da psicoterapia psicanalítica.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

MÓDULO I - Obra de Sigmund Freud

MÓDULO II - Programa de estudo da obra de Melanie Klein

MÓDULO III - Programa de estudo de Técnica em Psicoterapia Psicanalítica

MÓDULO IV - Obra de Wilfred Bion

MÓDULO V - Contribuições de Donald Winnicott e Joyce Mcdougall

MÓDULO VI - Contribuições de Armando Ferrari e da Neuropsicanálise

DURAÇÃO:

Os módulos teóricos do Curso terão a duração de dois anos. A entrega de trabalhos, seminários clínicos, supervisões individuais e relatórios dependerá do desempenho de cada aluno.

PSICOTERAPIA OU ANÁLISE PESSOAL:

Todos os alunos do Curso deverão submeter-se à psicoterapia psicanalítica ou psicanálise pessoal. Para aqueles que ainda não iniciaram, deverão fazê-lo tão logo seja possível, sendo que o prazo máximo para o início será até o final do primeiro semestre do Curso. As psicoterapias ou análises pessoais deverão ser realizadas pelos profissionais disponíveis filiados ao NPA, sendo que a escolha destes será de responsabilidade do próprio aluno, que deverá comunicar o início à coordenação do Curso.

CLÍNICA:

Com o início do Curso de Técnica em Psicoterapia Psicanalítica, os alunos poderão iniciar atendimentos clínicos em psicoterapia psicanalítica, em seus próprios consultórios particulares, mediante autorização da coordenação do Curso e sob Supervisão Oficial.

SUPERVISÃO:

Será exigida uma supervisão oficial e individual para cada aluno, com carga horária de 60 horas. Ao final da Supervisão e mediante aprovação do supervisor, o aluno deverá entregar um Relatório com conteúdo teórico-clínico, que será o trabalho final de conclusão do Curso.

SEMINÁRIOS CLÍNICOS:

Os alunos poderão ser autorizados a iniciar os Seminários Clínicos a partir do início do Curso de Técnica. O grupo de alunos se dividirá em subgrupos pequenos para tal atividade e os supervisores serão escolhidos livremente dentre os profissionais disponíveis e filiados ao NPA. Serão quatro blocos de Seminários Clínicos com supervisores diferentes e duração de dez horas cada um. Os casos clínicos a serem apresentados serão escolhidos livremente pelo próprio grupo. Ao final de cada bloco o supervisor entregará seu parecer à coordenação do Curso.

CERTIFICADO:

Para terem direito a receber o Certificado de Conclusão do Curso, os alunos deverão ter cumprido todas as etapas e exigências deste, frequência mínima de 75%, participação nos seminários, entrega dos trabalhos teóricos, realizado os seminários clínicos e supervisões individuais e entregue o relatório final de conteúdo teórico-clínico.

INVESTIMENTO:

R$ 350,00 mensais para o Curso Teórico. Os custos com psicoterapia ou análise pessoal, supervisões e seminários clínicos são de responsabilidade dos próprios alunos.

Mais informações:

Núcleo Psicanalítico de Aracaju NPA

Av. Anísio Azevedo, 675, Centro Médico Luiz Cunha, Sala 1103

Salgado Filho, Aracaju, Sergipe 49020-240

E-mail: [email protected]

Site: www.psicanalisearacaju.org.br

Telefone: (79) 3246-5729 / (79) 99925-3044